Epidermolise bolhosa
A administração financeira exerce um papel importantíssimo na administração de uma organização, é das finanças que parte todos os estudos de viabilidade de negócios. Finanças constituem, em um sentido bem real, a pedra angular do sistema empresarial, a boa administração financeira é vital para a saúde econômica dos empreendimentos.
Investir é aplicar recursos monetários com a previsão de adquirir retorno futuro, que te a finalidade de compensar a utilização do bem investido. Em uma definição ampla, pratica-se investimento quando se efetua a compra de máquinas e equipamentos para a construção da empresa e conseqüentemente para a geração de renda futura.
De acordo com Gaslene (1998: 15), “... fazer investimento consiste para uma empresa, em comprometer capital sob diversas formas de modo durável, na esperança de manter ou melhorar sua situação econômica.
16.1 Fluxo de caixa
Segundo Martins, o fluxo de caixa referente a um empreendimento deve compor-se de contribuições que refletem, com grande probabilidade de acerto, as entradas e as saídas de dinheiro que realmente vão atuar ao longo do prazo analisado.
Tais contribuições podem dizer respeito a gastos com investimentos em bens como propriedades, equipamentos móveis e utensílios; gastos eventuais com aluguéis, materiais, mão de obra, contribuições trabalhistas, impostos, taxas, consumos de água, energia elétrica, gás; gastos em financiamentos, recebimentos, recebimentos resultantes de faturamento, de vendas de bens, de aplicações financeiras; gastos ou economias resultantes do imposto de renda.
Condensando todas as contribuições periódicas de um empreendimento, podem-se destacar os seguintes conjuntos importantes: * Investimento; * Resultados operacionais, isto é, receitas operacionais subtraídas das despesas operacionais; * Receitas eventuais provenientes, por exemplo, de revendas por valores residuais de bens não mais utilizados ou aplicações financeiras