Enzimologia
Campus Universitário de Bauru
Faculdade de Ciências
Departamento de Química
Laboratório de Bioquímica
Determinação da atividade da enzima Fosfatase Alcalina
Fernanda
Jéssica
Joelma
Junho/2010
Resumo
Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica, com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras. As enzimas convertem uma substância, chamada de substrato, em outra denominada produto, e são extremamente específicas para a reação que catalisam.
A atividade enzimática pode depender da presença de determinadas moléculas, chamadas cofatores. Determinadas substâncias, podem inibir a atividade de algumas enzimas, diminuindo-a ou eliminando-a totalmente; são os chamados inibidores enzimáticos.
A Fosfatase Alcalina é uma hidrolase, isto é, é uma enzima capaz de remover grupos fosfatos de um grande número de moléculas diferentes; essa enzima é mais ativa em soluções alcalinas.
Para a determinação da atividade da enzima foi necessário determinar o coeficiente de absortividade molar (ε) do p-nitrofenol que foi 0,01603 molar/cm.
A maior atividade da fosfatase, com um tempo de reação de 30 minutos foi de 27,3 molar/min.L.
1. Objetivos
Este experimento teve como objetivos:
- Determinar o coeficiente de absorção molar do p-nitrofenol em meio alcalino;
- Determinar a atividade da enzima fosfatase alcalina (ALP) em soro sanguíneo;
- Determinar a influência da temperatura, pH, força iônica e tipo de tampão na atividade da fosfatase alcalina.
2. Introdução
Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica (existem também enzimas constituídas de RNA, as ribozimas), com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. Isso é conseguido através do abaixamento da energia de ativação