Enxertos
São indicados para fechamento de defeitos que não podem ser fechados primariamente, sendo que a pele enxertada contém epiderme e derme parcial ou total.O enxerto de pele corresponde ao transplante, em que é feita a retirada completa deuma parte do tegumento cutâneo e transferida para um outro lugar do corpo (leito receptor). Neste leito este tecido adquire um novo suprimento sangüíneo que assegura aviabilidade das células transplantadas.
Os enxertos de pele, segundo a fonte de obtenção, denominam-se de:
1-auto-enxerto
, quando o doador e o receptor são o mesmo indivíduo.
2-homoenxerto
quando o doador e o receptor são indivíduos diferentes, porém, damesma espécie.3
- xenoenxerto, quando o doador e o receptor são indivíduos de espécies diferentes.
Enxertos de Pele Total:
Pela capacidade que têm de mimetizar mais facilmente a pele normal, estãoindicados nas perdas de substâncias da pele da face por tumor ou trauma. Dão umacobertura mais resistente e são menos sujeitos à contração secundária (assunto que aindaserá tratado), trazendo um melhor resultado estético e funcional. Seu uso, porém, ficarestrito a pequenas lesões, em geral de face, pálpebras, perdas parciais da ponta nasal, mãose dedos, isto pela exigüidade da área doadora.
Enxerto de Pele Parcial:
Eles têm uma gama muito mais ampla de usos, podendo ser aplicados em caráter definitivo ou mesmo temporário, como curativo biológico, ou seja, a pele de outroindivíduo ou de animais conservada em banco, para combater infecção severa em áreasqueimadas ou úlceras crônicas, até que a área receptora esteja pronta para receber o enxertodefinitivo. Os enxertos parciais são resistentes, proporcionam uma boa cobertura e podem ser usados em qualquer superfície corporal, mesmo com leito vascular pobre, comoúlceras crônicas, cavidade orbitária, áreas de flexão e no tratamento dos queimados, ondeencontram a sua maior aplicação.
Enxerto de Pele - Quanto à Espessura.
Podem ser divididos em:
1-enxertos cutâneos de