Escola
CAPÍTULO 7- INDUSTRIALIZAR, PROGREDIR E TRANSFORMAR
Capital é conjunto de bens no comércio ou na produção. Capitalismo é a busca pela abertura econômica e acúmulo de capitais. Pensadores elaboraram teorias sobre o capital e o capitalismo. Em especial os alemãe Karl Marx e Marx Weber: * Karl Marx: O capitalismo só existia nas sociedades em que predominava o pagamento de um salário ao trabalhador e teria iniciado a partir das últimas décadas do século XVIII (Após a revolução industrial). * Marx Weber: O capitalismo era uma economia baseada no mercado, na compra e venda de mercadorias. Como a produção estava voltada ao mercado, havia capitalismo (comercial). O período compreendido do século XV ao XVIII seria capitalista por ter prevalecido, nesta época, políticas mercantilistas.
Enquanto uma valorizava a economia de mercado, a outra destaca as relações de produção entre os que trabalham e os que detêm o controle dos meios de produção. Essa era a diferença entre elas, embora tais interpretações se toquem em vários pontos.
No século XIX, consolidou-se o capitalismo e a sociedade industrial = a concentração da população em zonas urbanas, a formação de um mercado de trabalho assalariado, o predomínio dos bens industrializados na economia, a concentração da riqueza e do capital em grandes empresas e a venda desses produtos para o mercado mundial.
Antes a produção se concentrava na energia retirada da água e da madeira. Com a revolução, a fonte deixou de girar em torno da água e da madeira e passou para o carvão, depois para o ferro, dando origem as ferrovias.
A era da ferrovia começou mesmo na Inglaterra em 1829, com a linha entre o porto de Liverpool e a cidade de Manchester. Rapidamente a Inglaterra passou a ser cortada por linhas ferroviárias. As rodovias romperam as barreiras e ultrapassaram o território inglês. Os industriais britânicos dominaram os mercados mundiais, reduziram custos e lucraram como nunca.