Envie presentes para estes membros
Mufla é um tipo de estufa para altas temperaturas usada em laboratórios, principalmente de química. Consiste basicamente de uma câmara metálica com revestimento interno feito de material refratário e equipada com resistências capazes de elevar a temperatura interior a valores acima de 1000 °C. As muflas mais comuns possuem faixas de trabalho que variam de 200°C a 1400°C.
PROVETA
A proveta é um instrumento quase cilíndrico, com base e aberto em cima, de medida para líquidos. Possui uma escala de volumes razoavelmente rigorosa. Pode ser fabricada em vidro ou plástico. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão, geralmente com volumes que normalmente variam entre 1 e 2000 mililitros.
TUBO DE ENSAIO
Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possuem uma borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente.
PINÇA DE MADEIRA
Pinça de madeira é usada para segurar tubos de ensaio durante o aquecimento direto no bico de Bunsen, evitando assim queimaduras nos dedos.
PERA
Pera de sucção (também conhecida como pipetador de três vias) é geralmente feita de borracha e serve para sugar produtos químicos e biológicos em outros instrumentos (geralmente é usado-se pipeta graduada ou pipeta volumétrica) sem, assim, ter contato simples direto com o usuário.
MANTA TÉRMICA
O lençol térmico (ou manta elétrica) é utilizada para o aquecimento de substâncias e misturas inflamáveis que, em geral, são dispostas em balões de fundo redondo de vidro refratário. A fonte de calor é uma resistência elétrica regulável por um reostato de modo que o aquecimento atinja várias temperaturas. Tem dimensões variadas para se adaptar aos diversos tamanhos dos