Trabalho musica
Gênero: Rock/Punk Rock
Faixa 07
Ano: 1985
Compositores: André Gutje, Phili PPE-SEABRA
Interprete: Plebe Rude
Tema: o concreto já Rodou
Banda:
A Plebe Rude foi uma das grandes bandas de Brasília dos anos 80. Com letras inteligentes e críticas, que iam direto ao ponto, a Plebe, assim chamadas pelos fãs, teve de encarar situações difíceis, como por exemplo, apanhar da polícia por conta de suas músicas que parece ainda fazer bastante sentido perante a realidade do Brasil.
Essa musica composta por esse garoto de 16 anos com alta capacidade cognitiva e de processamento e análise crítica das informações, com questionar e escrever coisas como com tanta riqueza por ai a onde é que está? Cadê sua fração? Até quando esperar a plebe ajoelhar, esperando a ajuda de Deus?
Nos dias de hoje temos garotos com mais de 16 anos escrevendo coisas como exemplo: Meteoro da paixão, kuduro, Eu quero tchu eu quero Tchá, Ai se eu te pego. E sem a capacidade de entendimento de construções mais complexas ou do mundo em sua volta. E assim podemos perceber que há uma regressão, com relação à maneira de compor uma música que retrata a realidade do país. Seria uma fuga para os problemas da nação. Um mito fundador? Ou seria uma incapacidade de compor.
A música apresenta uma temática voltada para os acontecimentos no país, a má distribuição de renda, as desigualdades sociais e a religiosidade do cidadão brasileiro de problemas gerados por uma elite dominante que exclui parte da sociedade brasileira, fazendo com que pessoas passem de um dia para o outro a pedir esmola e a viver nas ruas e nos semáforos como vimos até hoje em todas as grandes cidades do Brasil.
Os problemas gerados por uma má administração e descaso do poder público com o próprio desenvolvimento do Brasil e com as classes populares. Nesse momento vários descompromissos e problemas políticos são supostamente resolvidos, mas ao mesmo tempo , o Estado deixou de lado as classes menos