Volei
Fundamento 1 – Levantamento
Para os iniciantes , a técnica e mecanização são as prioridades na processo de aprendizagem então nesse momento devemos estar bem atento nas execuções e próximo ao aluno para tirar qualquer duvida .
Para a fixação do movimento no aluno , recomendo o começo parado e apenas o aluno 1 passando a bola para que possa ser feito esse toque pelo aluno 2 , assim o aluno 2 responde para o 1 , que pausa a bola e recomeça o processo . Estando muito atento na posição de pernas e a entrada sob a bola.
Para os intermediários já podemos incluir um pouco de dinâmica. Para estimular a tomada de decisão e um pouco de movimentação forma-se um triangulo e dessa maneira pode-se alternar o rumo da bola , bem como profundidade , altura e aumentando a precisão no passe.
No nível avançado, o principal seria a simulação de uma partida oficial no esquema 5x1 , para gerar ao levantador muitas possibilidades e trabalhar bolas com todas alturas , direções , fintas e jogadas.
Fundamento 2 – Ataque
Para os iniciantes, a rede e os saltos seriam muito complexos então começamos com os pés no chão e num sistema de repetição com outro aluno , trabalhamos o ‘’feeling’’ com a bola. Neste primeiro momento é muito importante que haja noção de forca para o aluno, isso ajudara quando estiver mais desenvolvido.
Para os intermediários podemos iniciar a aprendizagem com obstáculo (rede) e assim trabalha se o ataque simples , o atacante devera correr , saltar e realizar o ataque na posição de meio golpeando-a para lados alternados da quadra.
Assim que o atleta já pode se movimentar e tem noção de quadra, o desafio é fazê-lo pensar a melhor alternativa e achar a melhor posição de ataque desse então incluímos bloqueadores do outro lado e variamos a posição de ataque(saída, meio, dos 3 m) e também trabalhamos a variação de velocidade quanto altura do levantamento. Encontrando sua especialidade , otimizamos seu tempo de treinamento e