volei
Introdução
O vôlei foi criado no final do século XIX, nos Estados Unidos. Em 1895, no auge da popularização do basquete, membros da Associação Cristã de Moços de Holyoke, em Massachusets, procuravam um esporte mais lento e menos cansativo para pessoas com idade mais avançada. Foi aí que William G. Morgan, então diretor de educação física da entidade, criou o vôlei.
Com uma rede de tênis a uma altura de 1,98m, o novo esporte começou a fazer sucesso na região e foi chamando a atenção também dos mais jovens. Aos poucos, então, o vôlei ganhou espaço e não demorou a sair dos Estados Unidos. Em 1910, a modalidade já estava presente na Ásia (China e Japão) e na América do Sul (Peru). A Federação Internacional de Volley Ball(FIVB), porém, só surgiria em 1947, em Paris, e teve como primeiro presidente o francês Paul Libaud. O Brasil foi uma das 13 nações fundadoras da entidade.
Cortada
Divulgação/ Confederação Brasileira de Voleibol
Com a organização em nível mundial, não demorou muito para que surgisse também a Confederação Brasileira de Voleibol. A criação foi do ex-jogador Denis Rupet Hathaway, que articulou o desligamento da modalidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos e tornou-se o primeiro presidente da entidade.
A primeira vez em que o vôlei foi disputado em Jogos Olímpicos como modalidade oficial foi em 1964, em Tóquio (Japão). Na ocasião, a Rússia foi campeã masculina e o Japão ficou com o título feminino.
Regras
No vôlei, duas equipes, de seis jogadores cada, situam-se em uma quadra separadas por uma rede, tendo como objetivo fazer a bola bater no solo da área protegida pelo time adversário. O golpe, porém, tem de passar entre as antenas, que são duas varas flexíveis que tangenciam a faixa lateral da quadra e delimitam o espaço aéreo em que a bola pode passar para o outro lado.
Além disso, há uma diferença entre os jogadores de ataque e defesa. Na marcação da quadra está delimitada uma área de 3m para