Era Napoleônica
Era Napoleônica
NAPOLEÃO BONAPARTE
A era Napoleônica iniciou-se com o golpe de 18 Brumário, que marcou o final do processo revolucionário na França.
Napoleão Bonaparte era um general que se destacou durante a revolução Francesa reprimindo rebeliões contra o governo, em guerras contra Áustria e Itália e principalmente na vitória em que derrubou o governo Diretório, que facilitou sua chegada ao poder da França
Napoleão era um general firme, com espírito de liderança e extremamente estrategista. Tinha o talento de empolgar os soldados fazendo-lhes promessas de riqueza e glória após as vitórias.
O governo de Napoleão pode ser divido em três períodos, sendo:
Consulado (1799 a 1804)
Império (1804 a 1814)
Governo dos Cem Dias (1815)
A Era Napoleônica foi marcada por grandes vitórias nos campos de guerra que resultou na conquista de boa parte da Europa pelos
Franceses.
O CONSULADO
O governo Consulado de Napoleão iniciou-se após a queda do Diretório, com apoio de burgueses influêntes. Tinha características republicanas, além de ser centralizado e controlado por militares. Três cônsules chefiavam: Napoleão, Roger Ducos e Sieyés; mas Bonaparte quem efetivamente governava.
Durante o consulado em 1799 foram criados instituições de cunho democrático quem disfarçavam seu centralismo, sendo elas:
Senado
Tribunal
Corpo Legislativo
Conselho de Estado
Mesmo com esses projetos, o primeiro cônsul (Napoleão) quem comandava o exército, nomeava membros administrativos, propondo leis e conduzindo a política externa.
No governo consulado a alta burguesia (financistas, industriais e comerciantes) consolidou-se como grupo dirigente da França. A emancipação dos setores populares baseados na “liberdade, fraternidade e igualdade” foram sufocados. Por meio de uma censura à impressa pelos militares, as oposições ao governo foi aniquilada.
O CONSULADO - RECUPERAÇÃO E