A era Napoleonica
Era Napoleônica
Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, Córsega em 1769. Foi tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos e general aos 27 anos, saindo vitorioso em várias batalhas na Itália e na Áustria.
Foi um dos chamados "monarcas iluminados", que aderiram ao movimento filosófico chamado Iluminismo.
Napoleão Bonaparte esteve no poder da França durante 15 anos e nesse tempo conquistou grande parte da Europa.. Para os biógrafos, seu sucesso se deu devido a sua grande capacidade como estrategista, seu espírito de liderança e ao seu talento para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glória depois de vencidas as batalhas.
Os processos revolucionários provocaram certa tensão na França, de um lado estava à burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por monarquistas e revolucionários radicais, e do outro lado às monarquias europeias, que temiam que os ideais revolucionários franceses se propagassem por seus reinos.
Foi derrubado na França, sob o comando de Napoleão, o governo do Diretório. Junto com a burguesia, Napoleão estabeleceu o consulado, primeira fase do seu governo. Este golpe ficou conhecido como 'Golpe 18 de Brumário' em 1799. O Golpe 18 de Brumário marca o início de um novo período na história francesa, e consequentemente, da Europa: a Era Napoleônica.
Seu governo pode ser dividido em três partes:
Consulado (1799-1804)
Império (1804-1814)
Governodoscemdias (1815)
Consulado (1799-1804)
O governo do consulado foi instalado depois da queda do Diretório. O consulado possuía caráter republicano e militar. No poder Executivo, três pessoas eram responsáveis: dois cônsules e o próprio Napoleão. Apesar da presença de outros dois cônsules, quem mais dispunha de influência e poder era o próprio Napoleão, que foi eleito primeiro-cônsul da República.
No consulado, a burguesia detinha o poder e assim, foi consolidada com o grupo central da França. A forte censura à imprensa, a