volei
O vôlei é regulamentado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), no mundo, e pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Brasil. É esporte olímpico desde 1964, em Tóquio. Além dos Jogos Olímpicos, os principais eventos do vôlei são o Campeonato Mundial, disputado a cada quatro anos desde 1949, a Liga Mundial e o Grand Prix, realizados anualmente para homens e mulheres, respectivamente, e a Copa do Mundo, que ocorre a cada quatro anos desde 1965. No Brasil, os principais campeonatos são a Superliga Masculina e a Feminina.
Origem
O vôlei nasceu nos Estados Unidos, em 1895, como alternativa mais leve para as pessoas que não tinham fôlego para praticar o basquete, criado quatro anos antes. O professor de educação física William G. Morgan, da Associação Cristã de Moços (ACM) de Holyoke, no estado de Massachusetts, é considerado o pai do esporte, que chega ao Brasil em 1915, também pelas mãos de professores da ACM, em São Paulo.
CARACTERÍSTICAS DO JOGO
Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no centro da quadra.
Outra regra importante é que durante o jogo os jogadores não podem encostar na fita branca acima da rede. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola.Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets.
Como o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida de voleibol dura no máximo cinco sets. Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15, e não 25 pontos. Como no caso dos demais, também é necessária uma diferença de dois pontos com relação ao