Volei
O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos[1]. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade. Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
Superliga Feminina de Volei A Superliga Brasileira de Voleibol Feminino é o "nome-fantasia" do principal torneio entre clubes de voleibol feminino do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Voleibol, a melhor liga das Américas e uma das melhores do planeta. Desde a temporada 1994/1995 é disputado com este nome. O torneio é organizado anualmente pela Confederação Brasileira de Voleibol(CBV) e dá acesso ao seu campeão ao Campeonato Sul-Americano de Clubes.
Superliga Masculina de Volei A Superliga Brasileira de Voleibol Masculino é o "nome-fantasia" do principal torneio entre clubes de voleibol masculino do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Voleibol, a melhor liga das Américas e uma das melhores do planeta. Desde a temporada 1994/1995 é disputado com este nome. O torneio é organizado anualmente pela Confederação Brasileira de Voleibol(CBV) e dá acesso ao seu campeão ao Campeonato Sul-Americano de Clubes.
Evolução do Voleibol
1895 - A ACM contribuiu para o mundo esportivo com a criação de dois jogos – basquete e voleibol – que depois de cinco décadas tornaram-se