Trabalho de Introdução à Ciência dos Materiais
Trabalho de Introdução à Ciência dos Materiais
Corrosão e degradação dos Materiais
Tânia Cristiane Molinari (201210448)
Prof.: Mário Sérgio da Luz
1. INTRODUÇÃO
A maioria dos materiais apresenta algum tipo de interação com um grande numero de ambientes diferentes. Com frequência, tais interações comprometem a utilidade de um material como resultado da deterioração de suas propriedades mecânicas, propriedades físicas ou sua aparência.
Os mecanismos de deterioração são diferentes para os três tipos de materiais. Nos metais, existe uma efetiva perda de material, quer ela por dissolução (corrosão) ou pela formação de uma incrustação ou filme não metálico (oxidação). Os materiais cerâmicos são relativamente resistentes à deterioração, que ocorre geralmente sob temperaturas elevadas ou em ambientes extremos; com frequência , o processo também é chamado de corrosão . Para os polímeros, os mecanismos e as consequências são diferentes daqueles exibidos pelos metais e cerâmicas, e o termo degradação é empregado com maior frequência. Os polímeros podem se dissolver quando expostos a um solvente liquido, ou podem absorver o solvente e inchar ; além disso, a radiação eletromagnética (principalmente a ultravioleta) e o calor podem causar alterações em suas estruturas moleculares.
2. CORROSÃO DE METAIS
A corrosão é definida como o ataque destrutivo e não intencional de um metal; esse ataque é eletroquímico e começa normalmente na superfície. O problema da corrosão metálica é de proporções significativas; em termos econômicos, foi estimado que aproximadamente 5% das receitas de uma nação industrializada sejam gastos na prevenção da corrosão e na manutenção ou substituição de produtos perdidos ou contaminados como resultado de reações de corrosão. As consequências da corrosão são muito comuns.
Os processos de corrosão também são aplicados ocasionalmente para se obter proveito.
2.1.
Considerações eletroquímicas
Para os materiais