Atps de Libras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LINGUA BRASILEIRA
NOME Neusamari Pires dos Santos RA 6532263947
NOME Adriana Corrêa Leite Messias RA 6576301655
NOME Alex Sandro Gabriel RA7310551867
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Língua Brasileira de Sinais” supervisionada pela tutora presencial e EAD Cecília Lopes Godinho Rodrigues.
Sorocaba
2013
INTRODUÇÂO
O trabalho desenvolvido a seguir compõe-se de relatórios sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sua importância para o desenvolvimento do sistema sensorial e perceptivo do deficiente auditivo e também no aperfeiçoamento da prática pedagógica para a inclusão do mesmo.
ETAPA 1: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CULTURA SURDA
É necessária a conscientização de saberes e práticas da inclusão, pois a dificuldade de sinalização se torna o principal fator vivenciado pelos mesmos deficientes auditivos.
É fundamental a educação e os cuidados na infância para o desenvolvimento global da criança, sendo assim se faz necessário para os sistemas de ensino o desafio de organizar projetos pedagógicos que promovam a inclusão de todas as crianças.
A vida dos deficientes auditivos está marcada pelo mundo ouvinte, tanto no âmbito familiar como no escolar. Seu povo, sua língua e sua cultura têm sido silenciadas, existindo assim as marcas de uma sociedade discriminatória. Vale destacar, porém, que existem muitas pessoas dispostas a ajudá-los, mas muitas vezes sem conhecimento para isso, alegando assim a falta de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), falta de materiais didático-pedagógicos e subsídios para uma melhor assistência. O sentido da cultura é mais forte entre aqueles que a linguagem gestual é seu principal idioma.
A surdez é mais do que uma condição médica. Na medicina a surdez é caracterizada através da perda ou da