Paper separação de misturas
Estudos dos Processos Mecânicos
Gisele Bailich Capistrano
Prof. Angela
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas (HID0205/01) – Química Geral
14/06/12
RESUMO
Separação e purificação de materiais sempre estiveram presentes na história da humanidade, através desses processos podemos utilizar, de forma mais adequada cada tipo de material, grandes feitos na evolução da sociedade e inventos tecnológicos se deram através dos processos de separação e purificação de matérias, utilizada em praticamente todas as empresas da atualidade se faz presente em nosso dia a dia desde eletrodomésticos, automóveis até mesmo na edificação de nossas residências, além de tratamento de nossa água. Diversas formas de separação e purificação acompanharam a evolução humana, desde os mais remotos ancestrais dos seres humanos já utilizava em seus cotidianos algum processo para separar seus alimentos, sementes entre outros. Sendo assim os processos de separação acompanharam a evolução humana, desde os mais simples até em tempos atuais poderosas maquinas que facilitam este processo, em reciclagens, tratamento de águas e esgotos, construções ou ainda na medicina em laboratórios.
Palavras-chave: Separação; Purificação; Materiais.
1 INTRODUÇÃO
Em Química, separações de misturas são utilizadas para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.