cromatografia
A cromatografia é uma técnica de separação que extraordinariamente versáteis diversas variantes. Separação cromatográfica em duas fases (sólido, líquido ou gás) e outra unamóvil estacionária, que se movem um em relação ao outro, mantendo contato íntimo. A amostra é introduzida na fase móvel e os componentes da amostra são distribuídas entre LAFASE estacionária e móvel. Os componentes da mistura a ser separada investir num tempo diferente para atravessar cada uma das fases, pelo que a separação ocorra. Se um componente é o tempo mayorparte na fase móvel, o produto move-se rapidamente, ao passo que se é principalmente na fase estacionária, o produto é retido e a sua saída é muito mais lenta.
Teoria da cromatografia
Cromatografia é uma técnica de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.
Termos usados na cromatografia
Analito é a substância a ser analisada posteriormente, após a separação com o processo de cromatografia.
Principais técnicas cromatográficas
Cromatografia de adsorção
Neste processo, o de mais ampla utilização, duas substâncias são ligadas por uma interface onde não ocorre solubilização. A fase estacionária é sólida e a fase móvel pode ser líquida ou gasosa. Baseia-se nas atrações eletrostáticas ou dipolares da superfície da fase estacionária pelas moléculas da substância a separar.
Cromatografia de partição
A fase estacionária é líquida. Este processo é baseado na diferente solubilidade dos componentes da mistura nas duas fases líquidas.
Cromatografia planar
Na cromatografia planar, também chamada de camada fina, ou TLC ("Thin Layer Chromatography"), a fase estacionária, por exemplo alumina ou