Entrevista de desligamento
● Definição:
A entrevista de desligamento é um procedimento de investigação que muitas empresas utilizam para descobrir os reais motivos das saídas dos colaboradores. Avalia o nível de descontentamento, colhe impressões e identifica deficiências e vulnerabilidades a fim de corrigir e evitar a repetição de erros.
A entrevista de desligamento, apesar de não pressupor de nenhuma fundamentação legal, é uma ferramenta bastante utilizada pela maioria das empresas que se preocupam principalmente com o alto custo gerado no processo de desligamento de um empregado e também no processo de contratação de outro em seu lugar. Esta é uma das formas onde a empresa poderá obter informações importantes em relação ao ambiente de trabalho ou em relação aos próprios empregados que normalmente não se manifestam em função da sua inibição em revelar fatos ou situações que ocorrem na empresa enquanto mantém o vinculo empregatício.
● Quando deverá ser realizada?
A entrevista pode ser feita tanto nos casos de pedido de demissão, como em qualquer outro caso de desligamento, dependendo do interesse do empregador. Porém dever ser realizada no dia em que o empregado manifestar sua vontade de se desligar, pois há muitos casos em que, antes de se efetivar o desligamento, descobre-se a oportunidade e a vontade do próprio empregado em ser reaproveitado em outra função ou setor em que tenha interesse.
● Porque deverá se realizada por um profissional da área de recursos humanos?
Devemos destacar a importância na escolha do profissional que irá fazer a entrevista, pois além de ser uma pessoa imparcial em relação ao empregado que está sendo desligado, de preferência que seja um profissional da área de RH, ainda que não seja formado em psicologia este funcionário deverá conhecer bem os aspectos principais que deverão ser pontuados para que o entrevistado sinta confiança em lhe passar todas as informações sem constrangimento.
● Qual a sua importância?
O