Entrevista de desligamento
Como na maioria dos relacionamentos, a separação sempre é um processo difícil. No ambiente de trabalho um processo de demissão, quando não é bem conduzido, pode gerar instabilidade tanto em quem está sendo desligado quanto nos profissionais que ficam. Para minimizar o impacto da demissão, recorre-se a entrevista de desligamento, que pode auxiliar os dois lados: o funcionário e a empresa.
Um setor de Recursos Humanos bem estruturado utiliza-se dessa técnica para demonstrar todo o seu comprometimento com a empresa e com o capital humano nela envolvido e também para mostrar respeito por aquele que deixa a empresa, independente de quem foi a iniciativa.
Dessa forma, o processo de entrevista de desligamento ocorrerá da seguinte maneira:
✓ A entrevista acontecerá no dia do pagamento final, quando o ex-funcionário for resolver a parte burocrática; ✓ A entrevista não poderá ser realizada depois de uma semana de desligamento do funcionário da empresa. Se por um acaso o setor Pessoal demorar para aprontar a parte burocrática, o setor de R.H. entrará em contato com o ex-funcionário solicitando a sua presença na empresa; ✓ A entrevista acontecerá em um ambiente reservado onde só estará o entrevistado e o profissional de R.H.; ✓ O profissional de R.H. explicará ao entrevistado o motivo e a importância da entrevista de desligamento mas caso o entrevistado se recuse a responder, será solicitado que ele assine o formulário e será colocado que a pessoa se recusou a responder; ✓ O profissional de R.H. fará perguntas, seguindo um roteiro pré-estabelecido , mas poderá tirar duvidas e esclarecer alguns pontos sobre o seu desligamento (em caso de demissão) e apenas quando for solicitado pelo entrevistado; ✓ O profissional de R.H. não poderá em hipótese alguma emitir algum tipo de opinião pessoal. Bom senso, cortesia, respeito e condição de colocar limites deverão ser empregados sempre; ✓