Resenha
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – CAPES
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ENSINO A DISTÂNCIA – ne@ad/UFES
Danielle Rangel Tebaldi Guimarães
Resenha do Filme: Luz, trevas e método científico
Bom Jesus do Norte - ES
2012
DANIELLE RANGEL TEBALDI GUIMARÃES
Resenha do Filme: Luz, trevas e método científico
Trabalho apresentado ao Curso de Especialização Gestão em Saúde do Núcleo de Educação e Ensino a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo, MÓDULO III, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde.
Profª: Msc. Eliane Lima e Msc Thiago Prado
Tutor Presencial: Esp. Verônica Félix Borges
Bom Jesus do Norte - ES
2012
LUZ, TREVAS E MÉTODO CIENTÍFICO
MEIS, de Leopoldo. Direção: Leopoldo de Meis. Produção: Leopoldo de Meis. Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica-Laboratório de Bioenergética – UFRJ. Ensinando Ciência com Arte. 1 DVD, vol. 3. 2009.
Tudo começa com a explosão do universo há 14 bilhões de anos, a ciência surge na tentativa do homem em explicar e entender a natureza. Surge o primeiro pensamento nas respostas pelo sobrenatural (origem divina), sem questionamento. Outro pensamento, surge sem questionamento, baseado no funcionamento. Com o surgimento dos filósofos, começa a defesa de que nem tudo tinha origem divina e poderiam ser explicados pela lógica e pela observação. Surge nesta mesma época o pensamento humanista. No século IV, prevalecendo o cristianismo como religião oficial, o divino volta a ser a explicação para os fenômenos e iniciam-se as perseguições a outras formas de pensar (Inquisição). A presença da fome, peste, guerra resultaram em muitas mortes (cavaleiros do apocalipse).
Com