Sertão
SERTÃO
SERTÃO
ALTAMIRA – PA
2012
E.E.E.M. Ducilla Almeida do Nascimento
Diretor: Edir
Coordenador (a): Carmen Lúcia
Professor (a): Maria Lúcia
Disciplina: Geografia
Grupo: Turma: M3MV02
Aline;
Elinaldo do Nascimento Pereira;
Franciele;
Ismael;
Natália;
INTRODUÇÃO
Com a apresentação sobre o tema “Sertão”, iremos abordar assuntos relacionados a uma das regiões mais secas do Brasil, onde o foco serão as características físicas e sócio econômicas do mesmo. Serão apresentados os seguintes temas: solo, História do Sertão, chuvas, seca, cultura e centros urbanos, que serão explicados individualmente por cada membro do grupo.
O Sertão brasileiro é uma das quatro sub-regiões do Nordeste do Brasil.
Estende-se por grande parte da Bahia,do estado de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Piauí; por todo o Ceará; e por uma pequena parte do Sergipe e de Alagoas. Além disso, atinge a Mesorregião Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais. Um fato curioso acerca do Sertão é que ao contrário dos demais semi-desertos do mundo, ele não margeia um grande deserto, mas sim margeado por zonas úmidas. Isso explica suas peculiaridades biomáticas e sua atipicidade demográfica (tido como um dos semi-desertos mais povoados do mundo com centenas de núcleos civilizacionais).
Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semi-árido (quente e seco),[1] que apresenta temperaturas médias elevadas, entre 28 °C e 45 °C (ultrapassa os 42 ºC somente na Bahia,além do centro-sul do Piauí) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 mm anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 mm ao ano.[
-------------------------------------------------
História
Fortaleza no