Training day
DIA DE TREINO
“Nas próximas 24 horas vais aprender sobre as ruas, as escolhas que forçam um polícia dedicado a ultrapassar os limites, tudo em nome do bem. Nas próximas 24 horas vais aprender que a coisa mais perigosa que ultrapassar os limites, é um polícia que já os ultrapassou.”
Este filme é uma caracterização da cidade de Los Angeles, com os seus bairros problemáticos, polícias corruptos e barões da droga, a vida nesta cidade depende de inúmeros factores, ou se está do lado dos bons, ou do lado dos maus, mas essa linha é demasiado ténue para ser traçada. Jack Hoyt é um rookie no seu primeiro dia de trabalho, ao lado do tenente Alonzo Harris vai aprender as bases do combate ao narcotráfico e da vida nas ruas de L.A.
O filme começa com o nascer do sol, toda a acção se vai desenrolar nas próximas 24 horas, o dia de treino.
No inicio do filme, vemos Hoyt numa posição defensiva, como um aprendiz, registando tudo o que Alonzo lhe ensina mas mantendo uma certa distância do instrutor pois alguns dos códigos morais defendidos por ele vão contra os seus ideais de justiça e de operacionalidade das forças policiais ensinados na academia.
Existem pontos cruciais no filme que mudam a narrativa e o próprio sentido da história, o primeiro ponto de viragem do filme que pode ser considerado relevante para o filme é quando Jake consome Marijuana e a parelha vai visitar o traficante amigo de Alonzo, nessa cena assistimos à comparação entre mestre e aprendiz, onde o traficante diz a Alonzo que ele já foi assim, teve os mesmos olhos, a mesma inocência e inexperiência do rookie, talvez no futuro, Hoyt se acabe por tornar em Alonzo pois é isso que a rua faz com as pessoas, muda-as para sempre.
A segunda parte começa com Jake a salvar uma rapariga de dois violadores, após o rookie prender os dois criminosos, Alonzo solta-os dizendo que se deve deixar os animais matarem-se uns aos outros, é a lei da selva, a lei da rua.
O ponto de viragem desta