Ensino não Diretivo Carl Rogers
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição de Carl Rogers para a educação através da sua teoria não diretiva, que vai de encontro às escolas tradicionais da época.
Precursor da psicologia humanista, Carl Rogers aplica suas técnicas psicoterápicas à educação, trazendo o aluno para o “centro das atenções” e o professor passa de o detentor do saber, da verdade e que impõe regras para o facilitador do aprendizado, aquele que têm uma relação próxima ao aluno e o auxilia no desenvolvimento cognitivo e emocional.
Após o desenvolvimento do conteúdo, há uma entrevista de Carl Rogers à revista Veja, nos dá uma boa ideia da maneira que Rogers pensava.
Breve Biografia de Carl Rogers
Carl Ransom Rogers (1902-1987). Primeiro psicólogo norte-americano a gravar a sessões psicoterápicas, com as devidas permissões. Tornou possível o estudo objetivo de um processo eminente subjetivo.
Precursor da psicologia humanista ao sistematizar o método da “Terapia centrada no cliente” que depois evoluiu para a “Abordagem Centrada na Pessoa”. Seu objetivo nunca foi criar um método psicoterápico próprio e sim critérios necessários para a evolução da psicoterapia como um todo.
Fruto de suas pesquisas subverteu a “relação de poder” terapeuta-cliente, que até então só os psicólogos e psiquiatras quem detinham o conhecimento da subjetividade de seus pacientes seu trabalho.
Em consequência a sua dedicação à construção de um método científico na psicologia, Carl Rogers foi reconhecido por prêmio da Associação Americana de Psicologia, da qual também foi eleito presidente, em 1958. Seus métodos científicos estão em livros traduzidos para o português como "A Pessoa como Centro" e "Um jeito de ser".
“Carl Rogers, um psicólogo a serviço do estudante. Para o fundador da terapia não diretiva, a tarefa do professor é liberar o caminho para que o estudante aprenda o que