Resumo Basico Sobre Energias
No século XVIII começou a “Revolução Industrial” que deu origem as fontes de energia “Modernas”, nesse grupo se aplicavam o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, chamados combustíveis fósseis, a energia nuclear, atômica e a hidreletricidade. Para formar um combustível fóssil é necessário um grande processo que pode levar ate 340 milhões de anos. Os combustíveis fosseis são mais encontrados em áreas sedimentares e em plataformas continentais oceânicas.
Anteriormente á “Revolução Industrial” os chineses e europeus já usufruíam de pequenas partes de carvão mineral e os egípcios usavam petróleo na embalsamação de faraós.
Com o passar do tempo cientistas foram descobrindo as energias alternativas: Solar (sol), Eólica (vento), Maremotriz (mar), Geotérmica (interior da terra), Biomassa (lixo orgânico), Hidrogênio...
As fontes de energia podem ser divididas em renováveis e não renováveis. Renováveis são aquelas que a própria natureza repõe que é o caso de todas as energias alternativas além da hidráulica ou hidroelétrica. As energias não renováveis são as que se esgotam com é o caso dos chamados combustíveis fosseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) e também a energia nuclear que depende da extração de minerais como, por exemplo, o urânio, essas fontes de energia levam milhões de anos para se reporem ou também pode nunca mais existir.
Ultimamente o consumo de energia está muito grande, e a previsão e de que a única fonte de energia que vai permanecer é a hidrelétrica. O petróleo, o gás natural e o carvão mineral vão acabar em mais ou menos 50 a 70 anos, por isso a humanidade deve se preparar para desenvolver energias renováveis ou o