ALGO
Montagem
Para formar a bateria, conectamos as lâminas de cobre e zinco a fios de cobre comuns e esses fios são ligados ao medidor de tensão ou ao motor elétrico e, a seguir, as lâminas são mergulhadas na bebida ácida efervescente (soda, pepsi-cola, guaraná etc.). O motor começará a girar evidenciando que, de algum modo, está ocorrendo uma reação química entre os metais e o ácido da bebida. O ácido constitui o eletrólito, as lâminas os eletrodos. Quando se usa de algum refrigerante tipo 'coca', é de fato o ácido fosfórico que representa, em solução, o eletrólito http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_10.asp **** DESENVOLVIMENTO QUE O RENAN E SEUS COLEGAS ACHARAM:
Você sabia que é possível gerar energia elétrica simplesmente colocando água e sal dentro de uma latinha de alumínio? Eu também não! Veja esta fantástica forma de gerar Energia Elétrica sem gastar nada.
Não há nada de mágico neste vídeo mas nós gostamos tanto que precisamos mostrar para você que a pura e simples física que você aprendeu no colégio ainda serve até hoje e será utilizada por muitos séculos. Como o ser humano tende a esquecer as coisas facilmente. Nós te lembramos!:D
O que ocorre é uma reação química entre o alumínio, o oxigênio do ar e a água. O Sal e cobre ajudam no processo mas são meros coadjuvantes. A reação química gera energia que pode ser utilizada em diversas finalidades. Como a reação gera poucos volts, a melhor forma de gerar uma corrente maior é simples. Faça um número maior de baterias, ou seja quanto mais baterias, maior será a corrente.
O princípio simples e básico serve para exemplificar a forma simples de que podemos gerar nossa própria energia. É eu sei que para gerar a energia que você precisa todos os dias demandaria toneladas de latinhas, mas este experimento pode abrir a mente de muitos adolescente e coroas que nem eu que sabia desta experiência, mas nem lembrava mais.