Ensino de História segundo Circe M. Bittencourt
¬2 - História Nacional ou Mundial?
Circe Maria Fernandes Bittencourt
Introdução
O presente trabalho tem por finalidade apresentar os principais aspectos do Ensino de História do Brasil expostos no livro “Ensino de História: Fundamentos e Métodos” da autora Circe Maria Fernandes Bittencourt. Essa obra expõe os métodos e técnicas aplicados em sala de aula, e aborda assuntos que se faz constante na vida de professores de História, como selecionar os conteúdos e como aplicá-los em diferentes situações no período escolar para diferentes turmas em sala de aula. Segundo a autora há dúvidas quanto ao privilégio da História Nacional ou a História Geral na seleção de conteúdos didáticos. Nesse sentido é a História Geral ou Mundial que prevalece, e a História Nacional é colocada em segundo plano no ensino histórico.
A autora destaca várias razões que colocam o ensino de História em posição subalterna, como o processo de globalização que influencia o ensino e leva a crer que o nacionalismo representa um atraso. A priorização das explicações estruturais na condução do entendimento da História Nacional e que leva a diminuição dos conteúdos. E o eurocentrismo que também ofusca a história Brasileira. Ao longo do texto a autora vai construindo suas ideias a respeito desses assuntos e de outros que serão tratados no presente trabalho.
Tendências e Perspectivas do ensino de História do Brasil
Na atualidade a história brasileira tem ocupado uma posição secundária, pois na era da mundialização ensinar uma história nacional parece ser algo ultrapassado, por deixar o parecer de que esta estaria comprometida com interesses de determinados grupos dominantes. Nesse momento em que o capitalismo associa modernização e tecnologia a um mundo totalmente globalizado, a ideia é de que tudo que está relacionado ao nacionalismo corresponde a uma representação de “atraso”.
As novas necessidades de análise aprofundada de uma