indios
a representação do indio nos livros didaticos
Ano de entrega
Londrina
2014
angélica freschi damasio
a representação do indio nos livros didaticos
Trabalho apresentado ao Curso História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção do Conhecimento Historico Escolar, História Regional, Historia do Brasil Republica, Projeto de Ensino em História e Seminario VII.
Prof. Cyntia Simioni França, Érica Ramos Moimas, Reinaldo Benedito Nishikawa, Julho Zamariam e Erica Ramos Moimaz.
Londrina
2014
1 INTRODUÇÃO.
O trabalho pretende analisar as formas como o indígena é representado nos livros didáticos de história, estabelecendo um diálogo entre os discursos sobre a identidade indígena construídos pelos autores dos livros escolares e aqueles elaborados pelos próprios índios, as identidades que se processam pelas tensões geradas entre as auto-identificações dos grupos indígenas e as denominações que lhes são atribuídas.
O índio é alvo de representações nos diversos meios de comunicação. Suas imagens são reproduzidas no cinema, em produções de longas e curtas metragens, nas propagandas estatais das emissoras de televisão, em artigos de revistas, notícias de jornais impressos e cantadas nas letras de músicas de compositores nacionais.
Além destes suportes, é no livro didático que as representações sobre o índio revestem-se de uma importância crucial, pois, é por intermédio dele que as crianças leitoras constroem suas primeiras impressões e discursos acerca da cultura do indígena.
O que intenciono é refletir e compreender o que tem sido veiculado na cultura escolar sobre a temática indígena, e se esses conteúdos, ideias, representações e imagens têm contribuído para uma ressignificação do ensino de História, que estimule a criança a conhecer mais sobre os