Índios
Acredita-se que antes da chegada dos europeus ao Brasil existiam cerca de 100 milhões de Índios em todo o território, hoje em dia há apenas 400 mil índios que ocupam reservas indígenas em territórios cedidos pelo governo. São mais de 170 línguas e 200 etnias que ainda lutam para manter seus costumes originais. Costumes esses que são sagrados para os índios e são passados de gerações em gerações, entre os costumes ainda vigentes estão: é de responsabilidade deles fabricarem seus próprios instrumentos musicais e com eles realizarem rituais para casamentos ou mortes de integrantes da tribo, podemos destacar ainda a caça, a pesca, o fato de dormirem em redes e tomarem banho em rios ou na chuva.
Existem diversas tribos em todo o país e o que os diferenciam é a língua, o território e pintura no corpo, conheça um pouco mais sobre os costumes mais comuns dos índios brasileiros.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS ÍNDIOS
Como todos sabem os costumes dos índios quanto à habitação é viver em aldeias e seu líder é conhecido como Cacique, que sempre é o homem mais velho. Para se tornar um é preciso fazer parte de uma herança hereditária que passa de pai para filho, ou por votação, onde só homens acima de 15 anos podem participar da escolha de um novo Cacique. O líder é quem governa a aldeia e determina a atividade que cada um deve fazer.
MODO DE CAÇA DOS ÍNDIOS
A caça é um dos costumes de responsabilidade dos homens da tribo que pode ser feita individualmente ou em grupo. Desde pequenos os índios são treinados para caçar e por isso acabam conhecendo todas as espécies de animais. Em suas caças é comum a utilização de arco, flechas e lanças, mas por consequência do contado com o homem branco algumas tribos vem utilizando outros tipos de técnicas de caça. Hoje é comum os índios terem criação de animais, como galinhas, patos, porcos e em algumas tribos até bovinos para consumo da carne, você também pode encontrar nas tribos cachorros, araras, macacos entre