Ensinar e aprender
O ser humano nasce e vai se adaptando à sociedade, vai se modificando e também sua linguagem. A linguagem permite a comunicação e expor idéias.
A transmissão de significados varia conforme as características dos falantes: seu lugar, crença, sexo, idade, etc. Essa transmissão pode ser feita oralmente, escrita, corporal, artística, etc.
O desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano segundo Piaget, a construção é feita por meio de adaptações da criança ao meio, com dois mecanismos reguladores: Assimilação e Acomodação. O sujeito assimila, acomoda e alcança equilíbrio que é sempre provisório.
Assimilação: Exercita os esquemas já construídos e interage com os novos conhecimentos.
Acomodação: É a integração dos novos conhecimentos com os já existentes.
Para Vygotsky o desenvolvimento cognitivo da mantém relação estreita com a aprendizagem, o saber ocorre pela interação social com adultos ou companheiros.
Para Wallon o desenvolvimento está ligado numa tripla interação: Fatores sociais, Biológicos e Psíquicos, destacando as funções afetivas. A primeira manifestação social que possibilita a comunicação da criança com o seu meio é a emoção. As emoções estão na origem da linguagem, precedem toda a formação sensório – motor e mental.
Os pensamentos são influenciados pelas experiências afetivas do sujeito.
Aprendizagem na escola
A Educação prepara cada ser humano para a vida social , e a escola deve dar acesso ao conhecimento para que os jovens possam assimilar novos conhecimentos com os que já possuem das gerações precedentes.
A criança desde o nascer vai construindo sua identidade, seu modo de ser e agir, então é muito importante a socialização na escola, trocar idéias e experiências com os coleguinhas permite que ocorra aprendizado e o desenvolvimento de pensamento, reflexões e sentimentos.
Na interação