Microscópio óptico
Este trabalho trata do assunto sobre microscopia óptica.
Apesar de esta ser uma das mais antigas técnicas, o microscópio representa uma grande ajuda na verificação de microcircuitos, já que a visão humana tem suas limitações. O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
• Constituição e Funcionamento do Microscópio Óptico Composto
• Parte Mecânica:
- Base: Placa de apoio do microscópio que assenta sobre a mesa garantindo- lhe estabilidade.
-Braço: Haste vertical ou inclinável, fixada à base, que suporta as restantes partes componentes do microscópio.
-Platina: Plataforma onde se colocam as preparações a observar. Tem no centro uma abertura- janela da platina- destinada à passagem dos raios luminosos. A preparação é fixada por duas molas ou pinças.
-Revólver: Suporte de objetivas, fixando a extremidade inferior do tubo, que serve para facilitar a substituição de uma objetiva por outra, colocando-as por rotação em posição de observação.
-Canhão: Suporte cilíndrico da ocular.
-Parafuso Macrométrico ou das grandes deslocações: Permite movimentos de grande amplitude, rápidos, por deslocação vertical da platina.
-Parafuso Micrométrico ou de focagem lenta: Permite movimentos lentos da deslocação da platina para focagens mais precisas.
• Parte Óptica:
- Sistema de ampliação: Consiste na associação de dois sistemas de lentes (objetiva e ocular) constituindo um sistema óptico composto. * Objetiva: É uma associação de lentes, situada no revólver, que é colocada na extremidade mais próxima do objeto, ampliando a imagem do objeto. * Objetiva de imersão: (100x) A lente frontal da objetiva é mergulhada num óleo de imersão. A imersão tem por fim aumentar o valor da abertura numérica e, portanto, o poder de resolução da objetiva. Quanto maior for o índice de refracção, maior é a abertura numérica. * Ocular: É uma associação de lentes que é colocada na extremidade do tubo, mais