Ensinar e aprender
SUMÁRIO
1 INDRODUÇÃO ......................................................................................................1 1 introdução 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1.1 Ensimo medio para a educação superior no curso de pedagogia 7 3 conclusao 11 4 REFERÊNCIA..........................................................................................................1
1 introdução
Registro aqui alguns fragmentos de minhas memórias, que por algum motivo, ao qual desconheço, afloraram mais do que outros no instante que me questionava, refletia sobre minha trajetória de vida, minhas escolhas. Foco este memorial nas minhas vivências educacionais e experiências profissionais.
Neste sou sujeito e objeto de pesquisa. Sujeito enquanto indago-me, procuro saber mais sobre o que lembro. Objeto quando me “ouvia”, sendo ao mesmo tempo um instrumento de transmitir e receber a memória que é de “alguém” (eu), um meio de que esse alguém (eu) se valia para transmitir minhas próprias lembranças. Então, ao mesmo tempo pesquisadora e pesquisada. A escola ideal, segundo Rubem Alves (2006):
É uma escola que encoraja os seus alunos a pensar, que não corta a sua imaginação. É uma escola que os faz confiantes em si mesmos. É uma escola que cria, entre os alunos, um espírito de solidariedade e cooperação. São escolas que ajudam as crianças a ver. Insisto nessa palavra ver: ‘A primeira missão da educação é ensinar a ver’, ensinar a se assombrar diante das coisas do mundo e da vida, e ensinar a pensar. Não existe nada mais fatal para o pensamento que uma resposta pronta.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MINHA HISTORIA DE VIDA.
Nascida em uma cidade do Paraná, ao qual nunca residimos, sempre vivemos em casas de firma cidades planejadas pela empresa CESP (Companhia Energética São Paulo). Uma família de quatro irmãs