Ensinar e Aprender
O presente trabalho aborda as duas faces do ensino aprendizagem, aquele que aprende e aquele que ensina, embora pareça duas coisas diferentes. Aprender e ensinar não se separam, não se pode afirmar que um individuo só aprende ou só ensina, é uma construção de conhecimento que ambos aprendem e ensinam. Destarte o objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem de como se dar o processo de ensinar e aprender embasando-se em autores renomados da psicologia como Jean Piaget com sua teoria do desenvolvimento. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica, bem como experiências vividas ao longo de quinze anos da profissão de professora.
Palavras – chave: Ensino Aprendizagem, Ensinar e Aprender.
INTRODUÇÃO
O fator motivador dessa pesquisa é as diferentes formas que acontece o ensino aprendizagem, bem como ter como base a psicologia do desenvolvimento de Piaget. Em linhas gerais faremos uma abordagem do ato de ensinar e aprender, no seu contexto geral na escola, na vida em sociedade. Aprendizagem ocorre em diversas situações da nossa vida, assim aprender e ensinar faz parte do cotidiano desde o nascimento.
O presente trabalho está organizado na seguinte ordem na primeira parte faremos uma abordagem ressaltando que aprender e ensinar são duas coisas diferentes e na segunda parte aprendizagem escolar: na visão da teoria do desenvolvimento de Jean Piaget.
1. Ensinar e aprender: duas coisas diferentes
Ensinar e aprender são atos distintos que se completam que anda lado a lado numa práxis educativa, aquele que ensina, também aprende, pois o ato de ensinar requer treino, trabalho árduo, leitura e organização, mas nem sempre aquilo que se ensina, aprendem. Numa sala de aula com trinta alunos o professor explica no mínimo umas cinco vezes o mesmo conteúdo, isso se ele usar diferentes metodologias, se ele persistir num método só, ele pode explicar bem, mas vezes correndo o risco de poucos conseguirem compreenderem o que ele está falando. Isso se dar porque cada um tem