Aprender e Ensinar
Jeancley almeida1
O que é Aprender?
A definição epistemológica para aprendizagem neste trabalho dá-se pelos autores Juan Bordenave e Adair Pereira, através da contribuição dos estudos do filosofo suíço Jean Piaget. A aprendizagem é apresentada como “o conjunto de mecanismos que o organismo movimenta pra se adaptar ao meio ambiente”. Este conjunto é resultado de dois movimentos simultâneos designados por Piaget são conhecidos como assimilação e acomodação.
“Pela assimilação o organismo explora o ambiente, toma parte dele, transformando-o e incorporando-o a si mesmo”, como exemplo um rato que assimila o queijo. O segundo movimento, o de acomodação, o organismo transforma sua própria estrutura para adequar-se à natureza dos objetos que serão aprendidos, pode-se tomar por exemplo de acomodação, a teoria que pregava ser a terra o centro do universo, mas que com estudos provou-se o contrário, ou seja, na acomodação as informações são aceitas por uma realidade imposta.
O que é ensinar? Diferente do ato de aprender, ensinar alça o principio da aprendizagem, de forma analógica, assemelha-se a agulha que abrirá caminhos para a linha, dando resultado à costura, deste modo encaixam-se os atos de aprender e ensinar, nos quais, o ensinar torna-se a agulha, que permitirá a abertura de caminhos, para a linha, o ato de aprender, tornando enfim, a costura, ou seja o aprendizado. Teoricamente o ensinar fundamenta-se no esquema que segue os conteúdos de mensagens, a experiência vivida, e situações que envolvem o aprendizado. Nestas situações, implicam a análise dos objetivos educativos, conectado com experiências cognitivas, afetivas e motoras, sendo que, ao utilizar deste vínculo, há uma realimentação das partes envolvidas.