Ensaio acadêmico
O ensaio escolar é uma pequena peça escrita de análise de determinado problema, com vista a identificar uma questão, discorrer sobre ela e chegar a conclusões. Um ensaio não é uma narrativa nem uma simples descrição de factos ou posições doutrinais; pressupõe, antes, a análise, explicitação e interpretação dos mesmos. o é um texto para discutir determinado tema, de relevância teórica e científica, com base teórica em livros, revistas, artigos publicados, entre outros.
Passos para se escrever um ensaio:
1_escolher um tema (considere o tempo que se tem e a previsível complexidade de determinados assuntos)
2_Fazer um plano que envolva identificar as questões envolvidas, as diferentes perspectivas para abordar, a bibliografia disponível.
3_ Investigar
Constituindo o tema uma novidade para quem escreve o ensaio, naturalmente haverá que proceder a uma pesquisa inicial, que habilite para a tarefa de programar a abordagem ao tema. Neste caso é aconselhável a opção por um artigo de enciclopédia, um pequeno livro ou capítulo introdutório da temática. A tarefa de investigação deve ser dirigida à recolha da informação adequada a constituir o suporte da resposta a cada item planeado.
4- escrever o ensaio
O processo de escrita é algo pessoal. Todavia, e porque se trata de um ensaio académico, os conceitos devem ser claramente definidos e a argumentação deve ser concludente. Por vezes a melhor maneira de acentuar um ponto de vista é invocar autoridades na matéria. Não se deve, no entanto, exagerar nesta técnica. Um ensaio não deve ser uma “colagem” de citações mais ou menos desgarradas. Quando uma questão é controvertida devem alinhar-se os argumentos de um e outro lado e tomar uma posição própria, mesmo que seja por adesão a uma das existentes.
Em um ensaio acadêmico, uma tese (ideia principal) é defendida pelo autor ou autores e, portanto, é preciso expressar claramente qual é essa tese. O leitor de um ensaio acadêmico espera ser informado