ensaio academico
1.1 Ensaio Curto
Segundo Moreno & Guedes (1997, p. 27), "chamamos ensaio curto um texto que exponha ou discuta idéias sobre um determinado tema e que tenha um tamanho variável entre quatro e dez parágrafos". As especificidades funcionais do ensaio curto podem ser assim sistematizadas:
- reflexão própria de um tema sobre o qual o autor detém algum conhecimento prévio;
- texto escrito a partir das informações armazenadas na memória do autor;
- recorrência a dados que possam sustentar o ponto de vista adotado sobre o tema;
- geralmente, é produzido em situação de avaliação, sem consulta a fontes bibliográficas, ou em situação de veiculação de opiniões na mídia impressa.
Quanto à organização textual, o ensaio curto se constitui das seguintes partes:
Introdução: contextualização do Tema e indicação da Tese.
Desenvolvimento: argumentos principais (justificativas para a tese) e argumentos secundários (dados que comprovam os argumentos principais).
Conclusão: retomada do contexto inicial e reafirmação da tese a partir dos argumentos desenvolvidos.
ANALISE DE ENSAIO CURTO
Após a leitura atenta do ensaio curto abaixo transcrito, responda as questões que seguem.
Eutanásia - direito ou ilegalidade?
Tema recorrente nos dias atuais é a questão que trata da legalização ou não da eutanásia. Doutrinadores e pensadores se digladiam na defesa de suas teses. Em muitos países, este procedimento já foi permitido sob a égide da lei. Os críticos da "boa morte" sustentam o velho e batido argumento de que ninguém tem o direito de tirar a vida de outrem, incrementado agora com o crescente avanço da medicina, que tem permitido uma sobrevida cada vez maior e verdadeiros milagres. Porém, tais assertivas não merecem ser acolhidas, pois a eutanásia é uma das poucas formas de amenizar a dor e o sofrimento das pessoas