Ensaio academico
Este ensaio acadêmico tem como objetivo relatar as minhas experiências no estagio da educação de jovens e adultos, que foi realizado na escola municipal Dom Eugenio de Araujo Sales, situada na Rua Ambrosio Calmon, S/N Periperi.
Onde obtive vários momentos de reflexão e de aprendizado em relação à forma do agir de um professor do EJA, nessa sala tinha comportamentos mistos, onde quase todos interagiam com a professora, estavam realmente ligados na aula, até porque a professora era muito criativa, trazia tarefas atualizadas do cotidiano de cada um, a semana na qual eu estava observado a sala, a professora estava trabalhado com um projeto seja um empreendedor 2012, onde o objetivo do projeto era; promover a ideia de empreendedorismo e economia solidaria entre os estudantes do EJA. Desenvolver habilidades referentes à organização e produção de festas na comunidade. No que pude perceber a escola trabalha em cima da realidade de cada um tornando as aulas reflexivas.
“É a reflexão que nos fará ver a consistência até de nossa própria conceituação, e que articulada a nossa ação, estará permanentemente transformando o processo social, o processo educativo, em busca de uma significação mais profunda para a vida e para o trabalho” (Terezinha Azevedo Rios, 1977-p. 67). Tive um imenso prazer em conhecer a professora, pois é uma pessoa totalmente cuidadosa e comprometida com o trabalho, já ensina a classe do EJA há 10 anos naquela escola é compreensiva, e dedicada conhece a realidade de cada um e tenta ser o mais amiga possível, sem deixar confundir a amizade com o seu papel de professora e todos na classe a respeitam e tem um carinho incondicional por ela, na semana que estava lá ouvir comentários de alunos falando que o que não queria ir para outro estagio para não ter que ter outra professora. A professora me falou um pouco da realidade do perfil de seus alunos: eram pessoas que trabalhavam o dia inteiro com serviço