ensaio academico
Esse processo colonizatório contou com a contribuição das ordens religiosas: fransciscanos, beneditinos, carmelitas, entre outras que operaram de forma dispersa e intermitente, sem apoio e proteção o cial, mas que de alguma forma desenvolveram alguma atividade educativa.
A atuação dessas diferentes congregações religiosas foi diferenciada se comparada aos dos jesuítas, marcadamente missionária, que vieram em consequência da determinação da Coroa portuguesa e contaram com o apoio das autoridades locais.
Esse apoio institucional possibilitou aos membros da Companhia de
Jesus uma ação educativa ao longo de todo o território conquistado pelos portugueses e exerceram o monopólio da educação nos dois primeiros séculos da colonização.
Esses condicionantes zeram com que o ensino organizado pelos padres jesuítas viesse a ser considerado como “um esboço de um sistema educacional” que se consolidaria no período subsequente sob a égide do Ratio Studiorum (SAVIANI, 2008).26
Profª. Maria José de Resende Ferreira Companhia de Jesus: foi criada em 1534 por Inácio de Loyola após a quebra da hegemonia da Igreja Católica com a Reforma
Protestante na Europa. Teve como foco o combate às heresias e uma ação marcadamente missionária. Sua regra de excelência era a total obediência aos mandamentos cristãos e em nome do serviço de Deus e da fé os jesuítas se espalharam pelo mundo e entrA atuação dessas diferentes congregações religiosas foi diferenciada se comparada aos dos jesuítas, marcadamente missionária, que vieram em consequência da determinação da Coroa portuguesa e contaram com o apoio das autoridades locais.
Esse apoio institucional possibilitou aos