engenheiro
Método prático de controle de custos numa empresa de projetos
O processo de controle de custos definido segundo PMBOK® Guide tem por objetivos fundamentais: Monitorar o desempenho,Assegurar o registro das mudanças aprovadas,Impedir inclusão de mudanças não aprovadas ou incorretas,Informar as mudanças autorizadas a todas as partes envolvidas e Preservar a saúde financeira do projeto, mantendo os custos dentro de limites aceitáveis.
O conhecimento, a aquisição de dados e medição precisa dos custos de mão-de-obra, equipamentos e materiais são fundamentais para avaliação correta da produtividade do projeto e a comparação dos custos planejados com os reais revelará se o projeto está evoluindo conforme planejado. Os motivos dos desvios, tanto positivos quanto negativos, ensejará ao gerente de projeto tomar as medidas corretivas e/ou preventivas necessárias, visando restabelecer as condições originalmente estabelecidas ou, até mesmo, melhorá-las.
Este artigo foi escrito com base numa empresa baseada em projetos com estrutura entre Funcional e Projetizada que trabalha com projetos de grande porte e longo prazo com a abrangência de custos exclusivamente de Engenharia.
Nesta empresa, o controle dos custos de cada projeto é sintetizado num relatório que contém os dados de Receitas, Despesas, Hhs previsto e realizado, Receita unitária prevista e realizada e custo unitário de mão de obra previsto e realizado, com os quais são geradas variáveis importantes e totalizadores para serem monitoradas e medidas mensalmente e acumuladas em igual período.
Levando-se em consideração as quantidades e os custos unitários de Hhs realizados, acumulados até o mês anterior ao de referência, faz-se previsões para dois meses subsequentes e para o final do serviço (total) e alguns valores reais são cotejados com aqueles originalmente vendidos e o balanço global do projeto – identificado como Margem Bruta –