EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CAMINHOS PARA O
USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS.
RESUMO
O presente trabalho busca, entre outros caminhos, a educação ambiental como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável e como esta assimilação de conhecimentos interfere nas novas perspectivas, no que tange ao desenvolvimento econômico. Será abordada a questão de a educação está intrinsecamente ligada à preservação (ou não) do meio ambiente, fazendo uma relação histórica das preocupações do passado e presente com o fator natureza e como as perspectivas mudaram em relação ao uso racional dos recursos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental, desenvolvimento sustentável, recursos naturais.
1
Graduandos do curso de Licenciatura Plena em Geografia do Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia do Pará.
1759
INTRODUÇÃO
Há muitas dúvidas sobre os caminhos que nos levarão a uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada, mas necessariamente, precisaremos passar pelo caminho comum: a educação. Pois é através do conhecimento que o indivíduo irá comprometer-se com o meio ambiente. E é a educação ambiental que se preocupará com esta situação.
No decorrer de muitos anos vivemos com a idéia de “Brasil grande”, no entanto, é um paradoxo, possuir abundância de recursos naturais e o mesmo contribui para a destruição dos ecossistemas no país.
Para Munhoz (1991), a economia, centrada no crescimento acelerado, considera o meio ambiente como um fator a ser dominado e aproveitado e não como controlável e aproveitável. Este fator coloca em risco as gerações futuras, pois esta economia acelerada visa o lucro imediato.
A busca por um modelo de desenvolvimento2, necessariamente passa por políticas, programas, projetos de formação, capacitação profissional, informação e conscientização da sociedade. Para isso, a educação ambiental deve ser tratada de maneira interdisciplinar, integrando vários temas, executando atividades dentro