A importância das relações interpessoais para a aprendizagem
A importância das relações interpessoais para a aprendizagem
SILVANA DA SILVA VERAGO
A importância das relações interpessoais para a aprendizagem
JANDIRA-2013
RESUMO:
A temática abordada neste trabalho pretende discutir as relações interpessoais, bem como sua importância na construção do ensino-aprendizagem.
O objetivo geral com esse trabalho é subsidiar reflexões que vão ao encontro à necessidade que todo ser humano tem de conviver em grupo, bem como conhecer a si mesmo para poder conhecer o outro, proporcionando assim, uma nova consciência sobre a importância das relações intra e interpessoal para a nossa vida, pois acreditamos que o saber brota de um encontro entre um eu e um tu e que, como sendo seres incompletos necessitamos do diálogo para tornar concreto o relacionamento. Deste modo, o processo ensino-aprendizagem constitui-se de uma dinâmica de comunicação entre sujeitos livres, em relações desafiadoras, numa dinâmica dialógica.
A importância das relações interpessoais para a aprendizagem
As relações interpessoais tiveram como um de seus primeiros pesquisadores o psicólogo Kurt Lewin. MAILHIOT (1976: 66), ao se referir a uma das pesquisas realizadas por esse psicólogo, afirma que ele chegou à constatação de que “A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”.
Por meio das relações interpessoais, acredito, pode-se trabalhar a maioria das grandes mazelas que castigam a humanidade. Senão vejamos constrangimento, preconceito, discriminação conflito, corrupção, estresse, guerra, destruição ambiental, ignorância, exploração e mais e mais.
O processo de aprendizagem está atrelado às relações interpessoais. Nesse âmbito encontra-se um infindável número de