Educação
Embora existam no meio educacional diferentes perspectivas que visam discutir as relações entre o desenvolvimento cognitivo, as relações interpessoais e afetivas no desenvolvimento do aluno, quando se tem a pretensão de compreender o desenvolvimento da aprendizagem da criança, é preciso entender estas relações, devido à sua importância para o processo educacional, haja vista que as influências afetivas que envolvem a criança desde o início de sua vida, sobretudo por meio das relações que mantêm com os outros, determinantes na sua evolução psíquica. Isso porque, o desenvolvimento da afetividade e da inteligência tem uma base orgânica e ao mesmo tempo social, ou seja, mesmo a criança possuindo todas as condições biológicas de desenvolvimento, isso só será possível mediante as condições sociais. Nesse sentido, sua parte psíquica se desenvolve com base na relação entre os fatores orgânicos e sociais, durante todo o percurso do seu desenvolvimento.
Tendo por base os capítulos até agora estudados, percebe-se que as relações interpessoais, o desenvolvimento cognitivo e a afetividade caminham juntos no processo de construção do aluno, com influência sobre a aprendizagem do mesmo, pois seu desenvolvimento acontece por meio da interação entre as condições biológicas e sociais, influenciadas, sobretudo, pelas condições históricas e culturais do meio em que está inserido.
As relações entre o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança têm sido discutidos em diferentes perspectivas teóricas, onde o homem só pode ser compreendido na totalidade dos conjuntos funcionais que compõem o psiquismo humano formado pela afetividade, cognição e relação interpessoal. Por