Relações Interpessoais na Sala de Aula
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta como as Relações Interpessoais no Ambiente Escolar podem influenciar o processo de formação do aluno. Considerando que o desenvolvimento do aluno pode ser prejudicado pelo fato alguns profissionais na escola não saberem como se portar em determinadas situações. O objetivo desse trabalho é conscientizar o educador, a direção e os funcionários em geral, para que estes analisem aonde podem contribuir para que na escola a convivência seja harmoniosa e o ensino de qualidade. A aluna Elaine Aparecida Silvia, realizou um projeto no ambiente escolar com objetivo de trabalhar Relações Interpessoais, com instrumentos diferentes, assim mobilizando todos os funcionários e estreitando relações entre eles. Realizou uma pesquisa bibliográfica com estudiosos da área e procurou estabelecer as relações entre os aspectos definidos de uma prática pedagógica voltada para a formação integral do educando e a contribuição das diferentes pessoas do ambiente escolar nesse processo educativo. No parágrafo 7 salientamos os quatro pilares da educação, fundamentais no desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo.
Quando pensamos no ambiente escolar, não devemos nos limitar somente na relação existente dentro da sala de aula, estamos todos engajados nesse processo. Cabe ao professor desempenhar em sala de aula a principal função social da escola, que é a aprendizagem. Contudo não devemos ignorar que a eficácia da aprendizagem está diretamente relacionada com todas as ações educativas desenvolvidas no ambiente escolar. Desta forma evidenciamos a necessidade de que cada um conheça seu papel e caminhem para uma educação melhor e efetiva.
PALAVRAS-CHAVE: Relações Interpessoais. Ambiente Escolar. Conscientização. Aprendizagem.
Este texto foi escrito tendo por base as informações relatadas pela então estudante, Elaine Aparecida da Silva. Através desse artigo ela busca estudar as Relações Interpessoais no ambiente