amor
Relações Interpessoais: abordagem psicológica
Principais contribuições da disciplina em minha rotina de trabalho
A disciplina Relações Interpessoais teve como objetivo apresentar construções teóricas sobre aspectos do desenvolvimento psicológico a fim de permitir uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania e também na formação do indivíduo. A disciplina Relações Interpessoais me proporcionou um questionamento sobre a relação existente da psicologia com a educação, aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito. Também contribuiu para o aprendizado das diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem, noções de estágios em psicologia do desenvolvimento, o papel do educador na formação da personalidade do aluno, disciplina e motivação, o papel da mídia na escola, educação inclusiva, relações interpessoais e gestão democrática.
Neste módulo vimos que através da psicologia é possível compreender a amplitude das ações e comportamentos humanos. Em se tratando de educação, percebemos que todos nós sabemos um pouco de Psicologia, o que faz com que tenhamos uma base para discussão: Educação refere-se como chegar a um nível de cultura e entendimento por parte dos alunos. Podemos ver que a psicologia se aplica em todos os momentos da vida e das formas em que nos expressamos.
Nas escolas, através da psicologia, o professor pode entender e atender melhor as necessidades dos alunos. Na educação familiar, os pais podem entender melhor às necessidades dos filhos. Este módulo foi muito importante nos apresentando construções teóricas sobre o desenvolvimento psicológico, nos permitindo uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os envolvidos na construção da cidadania e como refletir o trabalho da escola na formação do sujeito.
Conhecemos a diferença ente sendo comum e conhecimento científico, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Fizemos alguns testes de