CENTERLESS Como corrigir a circularidade
Um dos defeitos que aparecem com maior freqüência dentro do processo de retificação centerless é o de circularidade acima do especificado. As prováveis causa são;
a) Altura de régua de apoio;. O erro mais comum é trabalhar com a altura próximo da linha de centro dos rebolos o que aumenta o valor da circularidade. O ideal é trabalhar com a régua entre 10 e 12mm acima da linha de centro dos rebolos, o limite de altura é quando a peça começa a vibrar então deve-se abaixar de 2 a 3mm.
b) Rebolo de arraste desgastado; O valor da circularidade vai aumentando a medida em se vai produzindo peça, isso demonstra claramente que deve-se dressar o mesmo. O ideal é dressar o rebolo de arraste a cada inicio de turno.
c) Desbalanceamento do rebolo; Com o desbalanceamento a circularidade com certeza vai aumentar. O ideal seria a maquina ter balanceamento automático ou pelo menos um sensor de alarme desbalanceamento.
d) Ressonancia; Com o desgaste dos rebolos ocorre a mudança de freqüência e com isso pode ocorrer dessa freqüência ser a mesma da maquina o que vai aumentar o valor da circularidade. Nesse caso deve-se diminuir ou aumentar a rotação em 10%
e) Desgaste do dressador; A medida que se vai dressando ocorre o arredondamento dos grãos de diamante e com isso diminui o poder de corte do rebolo de corte acarretando aumento da circularidade. Para corrigir aumente a profundidade de dressagem bem como a velocidade de dressagem e dresse de 3 a 5 vezes e retorne com os parámetros originais.
f) Sobremetal; Peças com pouco sobremetal, principalmente as forjadas, irão favorecer o aumento da circularidade. Dificilmente se consegue reduzir a circularidade após o primeiro passe de retifica por causa do pouco sobremetal portanto tem que se corrigir o problema no primeiro passe.
g) Dressagem do rebolo de arraste; É comum o operador para ganhar tempo dressar com velocidade alta e