JOGOS EMPRESARIAIS
O trabalho aborda um pouco da história dos jogos empresariais, sua importância e modificações no ambiente empresarial, apresentam alguns aspectos importantes através do seu caráter dinâmico, a relevância de sua abrangência como um método eficaz de treinamento e desenvolvimento em relação às habilidades, potencialidades e atitudes, e do seu direcionamento para a realidade da empresa.
Os jogos de empresa se postulam na condição de instrumentos de extrema relevância para o treinamento e desenvolvimento, uma vez que possibilitam ao treinando- jogador exercitar habilidades e potencialidades necessárias para o seu autodesenvolvimento mediante a facilitação didático-metodológica do aprimoramento do conhecimento, autodisciplina, valores morais, socialização, espírito de cooperação, afetividade e respeito.
Os jogos empresariais se originaram da guerra, utilizados para compreender o cenário, preparar planos de ataque e defesa, criar estratégias para aproveitar as oportunidades e se proteger das ameaças. Começou no Antigo Egito, desde então as pessoas da época buscavam formas de se preparar para os combates em forma de simulação. O próprio jogo de xadrez nada mais é do que uma simulação de defesa e ataque que tem suas origens na estratégia militar.
As táticas utilizadas na guerra aplicadas à gestão de empresas tiveram forte atuação das universidades norte americanas na década de 50 do século passado, desde então os jogos de empresas são utilizados tanto nas empresas como nas instituições de ensino.
Em um cenário cada vez mais competitivo, há necessidade de se desenvolver profissionais criativos e preparados para lidar com situações que ocorrem na administração empresarial, os jogos estimulam o crescimento empreendedor, possibilitando desenvolver capacidades gerenciais e um comportamento adaptativo a novas situações, isso ocorre em função das diversas mudanças que são apresentadas durante o jogo e que dinamizam a gestão simulada.