Galvanização
RESUMO
Galvanização é um processo que consiste em revestir superfícies de peças metálicas com outros metais, mais nobres. Esse processo tem por objet ivo proteger uma peça de metal da corrosão, bem como adquirir melhor acabamento estético ou à mesma, a grande diferença do material galvanizados para os demais materiais na vida út il é a manutenção. O mercado do aço galvanizado vem crescendo gradativamente a cada ano uma vês que o crescimento populacional vem aumentando em todo o mundo fazendo com q ue necessitem de mais estruturas para suportar tamanho fluxo de movimentação de pessoas, dês de casas, estradas, edifícios, navios entre outros objetos que necessit am de ferro galvanizado e são muito importante para e essenciais para o nosso cotidianos.
INTRODUÇÃO
Galvanização, um método utilizado para prolonga a vida útil de materiais ferrosos com o revestimento superficial com outro metais, e que tem por objetivo proteger uma peça de metal da corrosão e bem como conferir um acabamento estético, aumentando a vida útil e reduzindo a manutenção. De acordo com o Dicionário Rosseti de Química, podemos definir galvanização como a tecnologia responsável pela transferência de íons metálicos de uma dada superfície sólida ou meio líquido denominado eletrólito, para outra superfície, seja ela metálica ou não. Este processo usa a corrente elétrica, sendo chamado de “eletrólise”.
O cientista Luigi Galvani (1757 – 1798) foi o primeiro a utilizar a técnica de galvanização vendo a necessidade de obterem-se características físico-químicas diferentes das dos materiais utilizados para confecção de diferentes tipos de peças e equipamentos. Com o tempo esse processo foi sendo aperfeiçoado e nos tempos atuais existi vários tipos de galvanização. 1.0 TIPOS DE GALVANIZAÇÃO
Existem diferentes tipos de galvanização, como, a frio, a fogo, eletrolítica.
1.1 GALVANIZAÇÃO A FRIO
O processo de galvanização a frio consiste em aplicação de uma pintura