Galvanizacao
Introdução à Engenharia Química
Professor Ricardo Bruno
Araras – 25/04/2014
OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é mostrar os diferentes tipos de galvanização, como surgiu esse processo e como ele é importante e está sempre presente em nosso cotidiano.
INTRODUÇÃO: O QUE É GALVANIZAÇÃO OU GALVANOPLASTIA?
A galvanização ou galvanoplastia pode ser resumida basicamente em: um processo químico em que ocorre o revestimento de uma superfície metálica por outro metal mais nobre, a fim de protegê-la contra a corrosão ou melhorar sua aparência (como é o caso do processo de produção de joias folheadas). O processo de revestimento se dá por meio da eletrólise onde a superfície a ser revestida funciona como cátodo, e o metal que irá revestir a peça funciona como o ânodo. Normalmente o revestimento ocorre por meio da imersão da superfície ou objeto metálico que se quer revestir no metal fundido que irá revesti-lo.
COMO SURGIU?
A galvanização foi fruto da descoberta do cientista Luigi Galvani (1757 - 1798), que percebeu que ao aplicar uma camada de zinco sobre um objeto metálico o protegeria da corrosão. É um dos mais antigos processos industriais, que nasceu com a necessidade de se obter peças e equipamentos que durem mais e que não danifiquem com tanta facilidade.
TIPOS DE GALVANIZAÇÃO QUE OCORREM NA FOLHAGEM DE JÓIAS:
DOURAÇÃO
A douração tem grande importância em especial na fabricação de peças para montagem em bijuterias de metais comuns ou não nobres, pois após o processo seu aspecto é melhorado e consequentemente o preço aumenta.
Os banhos para dourar são facilmente preparados usando uma solução de cianeto de potássio e cianeto de ouro.
A quantidade de ouro contida nos banhos varia entre 0,5 e 1% e a douração poderá ser feita em banhos quentes e frios, podendo variar a temperatura dos banhos quentes entre 50 e 75 °C.
A douração se aplica nos