cancer de mama
O mastologista é aquele que previne, diagnostica e trata doenças mamárias – em especial o câncer de mama, que pode acometer também aos homens.
As queixas clínicas principais da mastologia referem-se à dor mamária, à presença de nódulos, aos distúrbios do desenvolvimento mamário, à saída de secreção pelos mamilos, às infecções e ao aumento de volume das mamas dos homens, dentre outros.
O tratamento do câncer de mama exige diferentes tipos de terapia: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal. Cada paciente deve ter o seu tratamento individualizado e nem todos precisarão de todas as terapias.
Os exames mais realizados para o diagnóstico são a mamografia e a ultrassonografia, que podem ser complementados por outros, dependendo de cada caso, sendo indicadas para a confirmação do diagnóstico.
Todas as pacientes que fazem uso de hormônios femininos sem orientação médica, assim como aquelas que fazem terapia de reposição hormonal por mais de 05 anos, vão apresentar uma elevação no risco de câncer de mama.
Outro fator de risco é a idade da paciente: quanto mais idoso, maior é o risco de câncer de mama, que ocorre em mulheres e homens, na proporção de 200 por 1.Oncohematologia
A oncohematologia é a especialidade oncológica que trata do mieloma múltiplo e de outros tipos de cânceres no sangue que atingem o sistema imunológico.
Esse sistema é composto pela medula, pelos gânglios linfáticos – grãos que produzem a linfa, responsável pelo combate a infecções – linfócitos, vasos linfáticos – que conectam os gânglios e outros órgãos como as amídalas e o baço.
Portanto, a oncohematologia é considerada um ramo importante da hematologia, a especialidade médica que cuida das doenças e distúrbios gerais do