O que Câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.
Tipos de Câncer
Existem dois tipos principais de câncer de mama:
O carcinoma ductal começa nos canais (ductos) que conduzem o leito da mama para o mamilo. A maioria dos casos de câncer de mama é deste tipo
O carcinoma lobular inicia em partes da mama, denominadas lóbulos, que produzem o leite
Em casos raros, o câncer de mama pode começar em outras regiões da mama.
O câncer de mama pode ser invasivo ou não invasivo. Invasivo significa que o câncer atingiu outros tecidos. Não invasivo significa que ele ainda não se espalhou. O câncer de mama não invasivo é também chamado de "in situ".
O carcinoma ductal in situ (CDIS), ou carcinoma intraductal, é o câncer de mama na mucosa dos ductos de leite que ainda não invadiu os tecidos ao seu redor. Ele pode se transformar em um câncer invasivo se não for tratado
O carcinoma lobular in situ (CLIS) é um indicador de risco maior de câncer invasivo na mesma mama ou nas duas mamas
Muitos casos de câncer de mama são sensíveis ao hormônio estrogênio. Isso significa que o estrogênio faz o tumor do câncer de mama crescer.