câncer de mama
As glândulas mamárias, ou mamas, são uma característica que distingue os mamíferos. Sua função principal é a produção de leite para fornecer nutrição aos filhos. Sua localização é dentro da fáscia superficial da parede torácica anterior. São compostas de lobos (15 a 20 lobos) que se dividem em porções menores, os lóbulos e ductos, que conduzem o leite produzido para fora pelo mamilo. O ato de amamentar o filho proporciona benefício fisiológico à mãe, por auxiliar na involução uterina pós-parto, e ao filho, por transferir imunidade passiva. Nas mamas, são encontrados vasos sanguíneos, que irrigam a mama de sangue, e os vasos linfáticos, por onde circula a linfa. Estes (vasos linfáticos) drenam para gânglios nas axilas, na região do pescoço e no tórax. O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. O câncer de mama mais comum é o Carcinoma Ductal, mas há também os cânceres que começam nos lóbulos, chamados Carcinoma Lobular, e também um tipo mais raro, porém bastante agressivo, que é o Carcinoma Inflamatório.
Câncer de mama e fatores de risco: O Carcinoma Ductal pode ser In Situ, quando não passa das primeiras camadas de células destes ductos, ou Invasor, quando invade os tecidos em volta. O Carcinoma Lobular começa nos lóbulos da mama e são menos comuns. E o Carcinoma Inflamatório, compromete toda a mama agindo de forma agressiva deixando-a vermelha, inchada e quente. O câncer de mama, como muito dos cânceres, tem fatores de risco conhecidos. Tais como:
Idade
Numerosos ensaios epidemiológicos têm demonstrado que o risco para aparecimento do câncer de mama acentua-se significativamente em mulheres acima de 50 anos.
Exposição excessiva a hormônios
Terapias de reposição hormonal que contenham os hormônios femininos