Engenheiro Civil
Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental
ENG 362 – Projeto de Instalações Elétricas e de Telecomunicações
Memorial de Cálculo
- Projeto Elétrico -
Aluno: Aruac Alves Santos
Matrícula: 56000
Viçosa, Novembro de 2009
1- LEVANTAMENTAMENTO DAS CARACTERISTICAS DO PROJETO
Trata-se de um edifício residencial multifamiliar, localizado na Rua São José, s/ nº. Lote nº 5. Centro, Viçosa – MG. O edifício será composto por um pavimento térreo que será ocupado pela garagem, e por mais cinco andares superiores, cada um contendo 2 apartamentos cada, resultando assim em 10 apartamentos. O presente projeto estará seguindo ao máximo as recomendações de algumas normas, especificamente as normas NBR 5410 e ND 5.2.
2- PONTOS DE LUZ
A marcação dos pontos de luz se dará segundo os seguintes pontos:
- Cômodo ou dependências com área igual ou inferior a 6 m2 coloca-se um ponto de luz com potência mínima de 100 VA;
- Cômodo ou dependências com área maior que 6 m2 deve-se colocar um ponto de luz de 100VA para os primeiros 6 m2, acrescidos de 60 VA para cada aumento de 4 m2.
Já o lançamento do ponto de luz é de extrema importância, aqui deve-se ter cuidado com os moveis presentes nos cômodos, como guarda roupas e outros moveis de maior dimensão.
3- MARCAÇÕES DAS TOMADAS E INTERRUPTORES
A marcação das tomadas de uso geral seguirá as seguintes recomendações:
- Tomada de Uso Geral (TUG);
Em banheiros, cozinhas, copas, área de serviço instala-se até 3 tomadas de 600VA e de 100VA para as demais; quando o total de tomadas no conjunto desses ambientes for superior a seis pontos, admite-se no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até dois pontos, e 100VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada ambiente separadamente;
Cômodo ou dependência com área igual ou inferior a 6 m2